Descritores de matemática 5º ano

Juntamos nesse post um conjunto de descritores de matemática do 5° ano para ajudar a todos os professores do Brasil, que por ventura encontrar algum tipo de dificuldades na hora de procurar material.

Cada descritor aqui exposto vai acompanhado com o caderno do aplicador e o gabarito.

Isso facilitará na utilização e manuseio das atividades com seus alunos e também na preparação para as avaliações externas.

Descritores de matemática do 5º ano dentro da Matriz de referência.

Denomina-se descritor no campo da avaliação, o detalhamento em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem.

No entanto, esses termos têm significações conceituais diversos, dependendo da área, do lugar de interlocução, da amplitude de objetivos ou das opções ideológicas e metodológicas adotadas pelos diferentes atores educacionais. 

Tomando o termo ‘alfabetização’ como uma competência, podemos dizer que ela engloba um conjunto de habilidades como, por exemplo, ler palavras, escrever palavras, interpretar textos, produzir textos compreensíveis pelo leitor.

A essas habilidades estão, por sua vez, vinculados outros conjuntos de habilidades, ainda mais específicos.

O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos.

Competências encontradas nessas atividades.

No campo da educação, o termo competência é usado para descrever a capacidade de um estudante realizar, com sucesso, as tarefas exigidas na sua vida diária.

Uma competência só está completamente especificada quando as tarefas, para as quais seu domínio é exigido, estão claramente descritas.

Nessas atividades de descritores de matemática do 5° ano, você vai poder treinar na repetição seus alunos e descobri se de fato estão dominando as ações feitas por você em sala de aula.

Habilidades trabalhadas.

Como o número de tarefas que definem qualquer competência é muito grande, é usual agregar tarefas similares em conjuntos e denominá-los habilidades.

Assim sendo, os conceitos de habilidade e competência têm a mesma natureza teórica, diferindo apenas no escopo. Daí como consequência, pode-se dizer que uma competência envolve o uso harmônico, a mobilização, de várias habilidades.

Os conhecimentos são especificados com a linguagem de cada área. Em educação, com frequência, são referenciados como conteúdo. No entanto, para a realização de tarefas, esses conhecimentos devem ser colocados em ação, através de um processo mental.

Já os processos mentais mobilizados são apresentados em categorias de complexidade crescente. Memorização, compreensão, aplicação e análise são uma sequência bastante comum.

Matriz de Referência do 5º ano de Matemática – baixar aqui.

MATEMÁTICA 

 

Descritor 01 > Baixar
Gabarito 01 >> Baixar

Descritor 02 > Baixar
Gabarito 02 >> Baixar


Descritor 03 > Baixar
Gabarito 03 >> Baixar

Descritor 04 > Baixar
Gabarito 04 >> Baixar

Descritor 05 > Baixar
Gabarito 05 >> Baixar

Descritor 06 > Baixar
Gabarito 06 >> Baixar

Descritor 09 > Baixar
Gabarito 09 >> Baixar

Descritor 13 > Baixar
Gabarito 13 >> Baixar

Descritor 14 > Baixar
Gabarito 14 >> Baixar

Descritor 15 > Baixar
Gabarito 15 >> Baixar

Descritor 45 > Baixar
Gabarito 45 >> Baixar

Descritor 46 > Baixar
Gabarito 46 >> Baixar 

Descritor 47 > Baixar
Gabarito 47 >> Baixar

Descritor 52 > Baixar
Gabarito 52 >> Baixar

Descritor 59 > Baixar
Gabarito 59 >> Baixar

Descritor 60 > Baixar
Gabarito 60 >> Baixar

Descritor 61 > Baixar
Gabarito 61 >> Baixar

Descritor 62 > Baixar
Gabarito 62 >> Baixar

Descritor 63 > Baixar
Gabarito 63 >> Baixar

Descritor 66 > Baixar
Gabarito 66 >> Baixar

Descritor 73 > Baixar
Gabarito 73 >> Baixar


Descritor 74 > Baixar
Gabarito 74 >> Baixar

Especialista em avaliação externa e na preparação de municípios do estado do Ceará para o SPAECE.

21 Comentários

  1. Anônimo

    Gostei muito dos Simulados, ajudaram-me bastante.

    Obrigado!

  2. Oi minha querida! Era só uma atualização. Já fizemos! Obrigado!

  3. HELENILDA MOTA

    PROFESSOR ADONIS, TENTEI EM OUTRO COMPUTADOR E DEU CERTO. GRATIDÃO POR PARTILHAR SEUS CONHECIMENTOS.

  4. HELENILDA MOTA

    BOA TARDE PROFESSOR ADONIS, GOSTO MUITO DO SEU TRABALHO, PARABÉNS! SÓ UMA DÚVIDA, NO DESCRITOR 66 NÃO VI AS QUESTÇOES, SOMENTE O GABARITO, TENTEI BAIXAR DIVERSAS VEZES, MAS SÓ BAIXA O GABARITO, SE POSSÍVEL ENVIE PARA MEU EMAIL AS QUESTÕES.

  5. marcilene

    Parabens! Trabalho excelente

  6. Anônimo

    Gostaria de atividades com descritores de matemática do 6 ano.

  7. Anônimo

    Material excelente.

  8. Marcelo Fernandes Maciel

    Boa noite! Estou conhecendo seu trabalho hoje e estou gostando muito. Leciono no ensino fundamental I e atualmente sou regente de turma no 5º ano. Parabéns e muito obrigado pela sua ajuda.

  9. Antony Silva

    a

  10. Anônimo

    MUITO BOM, ESSE SIMULADA…PARABÉNS PELO TRABALHO

  11. Parabéns por seu trabalho Professor. Gostaria de saber se essa matriz é a da BNCC?

  12. Dirlene de Souza Martins dos Santos Martins

    Excelente trabalho parabéns, vai me ajudar muito.

  13. Muito obrigado por compartilhar esse excelente conteúdo!

  14. Anônimo

    Muito obrigada por compartilhar um trabalho tão completo e maravilhoso!

  15. jhonata

    muito bom obrigado eu sempre faço 3

  16. Sara Lima

    Parabéns, além de organizado e fácil de usar, seu blog é muito interessante.

  17. maria lucia da silva

    muito bom Deus te abençoe mais e mais

  18. Gostaria das questões por descritores de Português

Deixe aqui seu depoimento, e ajude-nos a MELHORAR!