Descritores de matemática 5º ano
Juntamos nesse post um conjunto de descritores de matemática do 5° ano para ajudar a todos os professores do Brasil, que por ventura encontrar algum tipo de dificuldades na hora de procurar material.
Cada descritor aqui exposto vai acompanhado com o caderno do aplicador e o gabarito.
Isso facilitará na utilização e manuseio das atividades com seus alunos e também na preparação para as avaliações externas.
Descritores de matemática do 5º ano dentro da Matriz de referência.
Denomina-se descritor no campo da avaliação, o detalhamento em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem.
No entanto, esses termos têm significações conceituais diversos, dependendo da área, do lugar de interlocução, da amplitude de objetivos ou das opções ideológicas e metodológicas adotadas pelos diferentes atores educacionais.
Tomando o termo ‘alfabetização’ como uma competência, podemos dizer que ela engloba um conjunto de habilidades como, por exemplo, ler palavras, escrever palavras, interpretar textos, produzir textos compreensíveis pelo leitor.
A essas habilidades estão, por sua vez, vinculados outros conjuntos de habilidades, ainda mais específicos.
O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos.
Competências encontradas nessas atividades.
No campo da educação, o termo competência é usado para descrever a capacidade de um estudante realizar, com sucesso, as tarefas exigidas na sua vida diária.
Uma competência só está completamente especificada quando as tarefas, para as quais seu domínio é exigido, estão claramente descritas.
Nessas atividades de descritores de matemática do 5° ano, você vai poder treinar na repetição seus alunos e descobri se de fato estão dominando as ações feitas por você em sala de aula.
Habilidades trabalhadas.
Como o número de tarefas que definem qualquer competência é muito grande, é usual agregar tarefas similares em conjuntos e denominá-los habilidades.
Assim sendo, os conceitos de habilidade e competência têm a mesma natureza teórica, diferindo apenas no escopo. Daí como consequência, pode-se dizer que uma competência envolve o uso harmônico, a mobilização, de várias habilidades.
Os conhecimentos são especificados com a linguagem de cada área. Em educação, com frequência, são referenciados como conteúdo. No entanto, para a realização de tarefas, esses conhecimentos devem ser colocados em ação, através de um processo mental.
Já os processos mentais mobilizados são apresentados em categorias de complexidade crescente. Memorização, compreensão, aplicação e análise são uma sequência bastante comum.
Matriz de Referência do 5º ano de Matemática – baixar aqui.
MATEMÁTICA
Descritor 01 > Baixar
Gabarito 01 >> Baixar
Descritor 02 > Baixar
Gabarito 02 >> Baixar
Descritor 03 > Baixar
Gabarito 03 >> Baixar
Descritor 04 > Baixar
Gabarito 04 >> Baixar
Descritor 05 > Baixar
Gabarito 05 >> Baixar
Descritor 06 > Baixar
Gabarito 06 >> Baixar
Descritor 09 > Baixar
Gabarito 09 >> Baixar
Descritor 13 > Baixar
Gabarito 13 >> Baixar
Descritor 14 > Baixar
Gabarito 14 >> Baixar
Descritor 15 > Baixar
Gabarito 15 >> Baixar
Descritor 45 > Baixar
Gabarito 45 >> Baixar
Descritor 46 > Baixar
Gabarito 46 >> Baixar
Descritor 47 > Baixar
Gabarito 47 >> Baixar
Descritor 52 > Baixar
Gabarito 52 >> Baixar
Descritor 59 > Baixar
Gabarito 59 >> Baixar
Descritor 60 > Baixar
Gabarito 60 >> Baixar
Descritor 61 > Baixar
Gabarito 61 >> Baixar
Descritor 62 > Baixar
Gabarito 62 >> Baixar
Descritor 63 > Baixar
Gabarito 63 >> Baixar
Descritor 66 > Baixar
Gabarito 66 >> Baixar
Descritor 73 > Baixar
Gabarito 73 >> Baixar
Descritor 74 > Baixar
Gabarito 74 >> Baixar
21 Comentários