Descritores de matemática do 1° ano

Juntamos nesse post um conjunto de descritores de matemática do 1° ano para ajudar a todos os professores do Brasil, que por ventura encontrar algum tipo de dificuldades na hora de procurar material.

Cada descritor aqui exposto vai acompanhado com o caderno do aplicador e o gabarito.

Isso facilitará na utilização e manuseio das atividades com seus alunos e também na preparação para as avaliações externas.

Descritores de matemática do 1º ano dentro da Matriz de referência.

Denomina-se descritor no campo da avaliação, o detalhamento em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem.

No entanto, esses termos têm significações conceituais diversos, dependendo da área, do lugar de interlocução, da amplitude de objetivos ou das opções ideológicas e metodológicas adotadas pelos diferentes atores educacionais. 

Tomando o termo ‘alfabetização’ como uma competência, podemos dizer que ela engloba um conjunto de habilidades como, por exemplo, ler palavras, escrever palavras, interpretar textos, produzir textos compreensíveis pelo leitor.

A essas habilidades estão, por sua vez, vinculados outros conjuntos de habilidades, ainda mais específicos.

O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos.

Competências encontradas nessas atividades.

No campo da educação, o termo competência é usado para descrever a capacidade de um estudante realizar, com sucesso, as tarefas exigidas na sua vida diária.

Uma competência só está completamente especificada quando as tarefas, para as quais seu domínio é exigido, estão claramente descritas.

Nessas atividades de descritores de matemática do 1° ano, você vai poder treinar na repetição seus alunos e descobri se de fato estão dominando as ações feitas por você em sala de aula.

Habilidades trabalhadas.

Como o número de tarefas que definem qualquer competência é muito grande, é usual agregar tarefas similares em conjuntos e denominá-los habilidades.

Assim sendo, os conceitos de habilidade e competência têm a mesma natureza teórica, diferindo apenas no escopo. Daí como consequência, pode-se dizer que uma competência envolve o uso harmônico, a mobilização, de várias habilidades.

Os conhecimentos são especificados com a linguagem de cada área. Em educação, com frequência, são referenciados como conteúdo. No entanto, para a realização de tarefas, esses conhecimentos devem ser colocados em ação, através de um processo mental.

Já os processos mentais mobilizados são apresentados em categorias de complexidade crescente. Memorização, compreensão, aplicação e análise são uma sequência bastante comum.

Matriz de Referência do 1º ano de Matemática – baixar aqui.

MATEMÁTICA 

 

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Especialista em avaliação externa e na preparação de municípios do estado do Ceará para o SPAECE.

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