Descritores de português 5º ano
Juntamos nesse post um conjunto de descritores de português do 5° ano para ajudar a todos os professores do Brasil, que por ventura encontrar algum tipo de dificuldades na hora de procurar material.
Cada descritor aqui exposto vai acompanhado com o caderno do aplicador e o gabarito.
Isso facilitará na utilização e manuseio das atividades com seus alunos e também na preparação para as avaliações externas.
Descritores de Português do 5º ano dentro da Matriz de Referência.
Denomina-se descritor no campo da avaliação, o detalhamento em uma Matriz de Referência, de uma competência ou das habilidades que a compõem.
No entanto, esses termos têm significações conceituais diversos, dependendo da área, do lugar de interlocução, da amplitude de objetivos ou das opções ideológicas e metodológicas adotadas pelos diferentes atores educacionais.
Tomando o termo ‘alfabetização’ como uma competência, podemos dizer que ela engloba um conjunto de habilidades como, por exemplo, ler palavras, escrever palavras, interpretar textos, produzir textos compreensíveis pelo leitor.
A essas habilidades estão, por sua vez, vinculados outros conjuntos de habilidades, ainda mais específicos.
O termo capacidade é usado como sinônimo de competência e de habilidade ou como condutor da definição desses termos.
Competências encontradas nessas atividades.
No campo da educação, o termo competência é usado para descrever a capacidade de um estudante realizar, com sucesso, as tarefas exigidas na sua vida diária.
Uma competência só está completamente especificada quando as tarefas, para as quais seu domínio é exigido, estão claramente descritas.
Nessas atividades de descritores de português do 5° ano, você vai poder treinar na repetição seus alunos e descobri se de fato estão dominando as ações feitas por você em sala de aula.
Habilidades trabalhadas.
Como o número de tarefas que definem qualquer competência é muito grande, é usual agregar tarefas similares em conjuntos e denominá-los habilidades.
Assim sendo, os conceitos de habilidade e competência têm a mesma natureza teórica, diferindo apenas no escopo. Daí como consequência, pode-se dizer que uma competência envolve o uso harmônico, a mobilização, de várias habilidades.
Os conhecimentos são especificados com a linguagem de cada área. Em educação, com frequência, são referenciados como conteúdo. No entanto, para a realização de tarefas, esses conhecimentos devem ser colocados em ação, através de um processo mental.
Já os processos mentais mobilizados são apresentados em categorias de complexidade crescente. Memorização, compreensão, aplicação e análise são uma sequência bastante comum.
Matriz de Referência do 5º ano de Português – baixar aqui.
PORTUGUÊS
Descritor 13 > Baixar
Gabarito 13 >> Baixar
Descritor 14 > Baixar
Gabarito 14 >> Baixar
Descritor 15 > Baixar
Gabarito 15 >> Baixar
Descritor 16 > Baixar
Gabarito 16 >> Baixar
Descritor 18 > Baixar
Gabarito 18 >> Baixar
Descritor 19 > Baixar
Gabarito 19 >> Baixar
Descritor 21 > Baixar
Gabarito 21 >> Baixar
Descritor 22 > Baixar
Gabarito 22 >> Baixar
Descritor 23 > Baixar
Gabarito 23 >> Baixar
Descritor 24 > Baixar
Gabarito 24 >> Baixar
Descritor 25 > Baixar
Gabarito 25 >> Baixar
Descritor 26 > Baixar
Gabarito 26 >> Baixar
Descritor 27 > Baixar
Gabarito 27 >> Baixar
55 Comentários