Matriz de referência do ensino médio

#1. O que retrata a matriz de referência do ensino médio?

Uma opção por determinados saberes e informações que representem o construto examinado, o que não nega a existência de outros saberes ou informações significativas que podem contribuir para a visão dele. 

A matriz de referência do ensino médio aqui postada, é um recorte de alguns dos principais conteúdos do currículo.

Muitas vezes esses conhecimentos/informações ficam de fora da matriz, dadas às limitações dos instrumentos destinados à avaliação em larga escala.

Por isso, nossa preocupação em deixar aqui as principais habilidades a serem desenvolvida em Português e Matemática. 

#2. Como é constituída e analisada a matriz de referência do ensino médio?

A matriz de referência do ensino médio se constitui como um recorte de uma determinada realidade.

Em outras palavras, a escolha dos saberes e eixos analisados derivam de opções com embasamento técnico, político e pedagógico.

Esse recorte é justificado tanto pelas limitações dos instrumentos de aplicação de uma avaliação de larga escala quanto por uma opção política sobre o que deve ser melhorado e analisado em um dado construto.

#3. Base de elaboração dos itens

Os itens são elaborados com base nos descritores das Matrizes de Referência das disciplinas avaliadas nos testes de proficiência.

Eles reúnem o conteúdo a ser avaliado em cada período escolar e disciplina e informam o que se espera do aluno em termos de desempenho escolar.

As Matrizes de Referência não esgotam o conteúdo a ser trabalhado em sala de aula e, portanto, não podem ser confundidas com propostas curriculares, estratégias de ensino ou diretrizes pedagógicas.

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Especialista em avaliação externa e na preparação de municípios do estado do Ceará para o SPAECE.

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